Por serem extremamente “territorialistas” os gatos desenvolvem vínculos fortes com o local onde vivem.
Para que os movimentos de mudança sejam menos estressantes para o felino, planejar-se com antecedência garantirá que a transição de uma casa para outra ocorra sem maiores problemas. Afinal, este é um momento de muito estresse para você e sua família, e fazer com que o seu gato não fique estressado acaba sendo um problema a menos para se preocupar!

Realocando o seu gato no momento da mudança…
Antes que o caminhão de mudança chegue é importante alocar o gato em um cômodo específico, o lugar ideal seria um quarto.
Coloque os comedouros, sua cama predileta, bebedouros, brinquedos e sua caixa de areia neste mesmo cômodo, isso fará com que o gato se mantenha entretido e tenha a sensação parecida com a sua rotina diária. Garanta que esta porta e os acessos por janelas se mantenham fechados.
Coloque um aviso na porta de modo que todos que acessarem a casa neste momento saibam que esta porta deve ser mantida fechada.
Quando todos os outros cômodos tiverem sido esvaziados, o conteúdo do quarto pode ser colocado no caminhão por último. Mas atenção, antes de começar a esvaziar este quarto é importante já colocar seu gato dentro da caixa de transporte e já levar ele para o carro fixando sua caixa de transporte com segurança no banco de trás para já levá-lo para a casa nova.

Chegando com seu gato na nova casa…
É muito importante que a primeira coisa que faça na casa nova seja montar o ambiente do mesmo quarto que o gato ficou esperando a mudança.
A mobília do quarto deve ser a primeira a ser instalada na nova casa. Atente-se para colocar os mesmos comedouros, sua cama predileta, bebedouros, brinquedos e sua caixa de areia neste quarto. Aguarde o seu gato se sentir confortável, os sinais para identificar isso é que ele se alimente, se hidrate, ou faça algum tipo de interação com os objetos alocados no quarto.
Após isso é hora de liberar os outros ambientes aos poucos, vá apresentando cada cômodo para seu gato, levando seus brinquedos favoritos para estes ambientes, deixe-o explorar todo interior da casa, é muito importante que nos primeiros 15 dias você mantenha todas as portas e janelas fechadas para que seu gato entenda que ali é um ambiente seguro, e que também é seu novo lar.
Seja cauteloso ao permitir que seu gato tenha acesso não supervisionado à cozinha ou à lavanderia, já que gatos particularmente em momentos de estresse muitas vezes procuram refúgio em espaços estreitos, como atrás de eletrodomésticos por exemplo.
Se o seu gato estiver muito ansioso, é aconselhável colocá-lo em um hotel para gatos ou chamar um profissional no dia anterior à mudança e, em seguida, buscá-lo após todo o processo de mudança ter sido estabelecido.

Transportando seu gato…
Se o seu gato é extremamente ansioso e seus comportamentos na hora da mudança podem colocar em risco sua integridade física, é interessante você conversar com seu veterinário para verificar a possibilidade de aplicar um sedativo leve ou algum calmante natural.
Alimente seu gato normalmente, e garanta que o horário das refeições seja pelo menos de três horas antes da mudança.
Transporte seu gato em uma caixa própria para transporte de gatos.
Coloque a caixa de transporte no assento de trás e prenda-o com o cinto de segurança, de forma que a caixa fique bem fixa e não se movimente.
Não transporte jamais o seu gato no porta-malas do carro ou no caminhão de mudança.
Se for uma viagem longa, você pode parar de tempos em tempos para oferecer água, embora a maioria dos gatos não esteja interessada neste momento de transição.
Se for um dia quente, verifique se o carro está bem ventilado, Jamais deixe o gato dentro de um carro abafado e se você parar por um tempo deixe alguém supervisionando o gato, nunca deixe ele sozinho dentro do carro.
Ajudando seu gato a se adaptar a nova casa…
Mantenha seu gato dentro de casa por pelo menos duas semanas para se acostumar com o novo ambiente.
Forneça pequenas refeições de forma mais frequente.
Se esforce para manter as rotinas adotadas em sua casa anterior para fornecer continuidade e familiaridade para o gato.
Ajude seu gato a se sentir seguro em sua nova casa, espalhando seu próprio perfume por toda a casa. Pegue um pano de algodão macio e esfregue seu gato suavemente ao redor das bochechas e de sua cabeça para coletar o cheiro das glândulas em volta do rosto.
Esfregue este pano contra os cantos das portas, paredes e móveis na altura do gato para ajudá-lo a se familiarizar com o seu território o mais rápido possível. Repita esse processo diariamente até começar a ver seu gato se esfregando nos objetos da casa.
E é isso, espero que tenha ajudado! E não se esqueça de manter sua casa segura, para que o seu gato não vá para a rua, a Rollercat pode sempre te ajudar com isso! Acesse agora: www.rollercat.com.br
Um abraço, Gustavo da Rollercat Brasil.